A posse do blumenauense Godofredo de Oliveira Neto na Academia Brasileira de Letras (ABL) foi emocionante. Ele ocupou a cadeira 35 e o salão nobre da instituição estava lotado. Ao lado de fora um telão exibiu a posse para os convidados que não conseguiram entrar no espaço. Um prestígio imenso!!
Godofredo nasceu em Blumenau e além de familiares, seus amigos de Santa Catarina também seguiram para o Rio de Janeiro para prestigiarem evento.
O escritor e professor universitário ocupou a cadeira 35 da ABL e seu discurso, que levou em torno de uma hora, foi aplaudido por vários minutos incessantes! A comunidade acadêmica carioca estava presente em peso e após a solenidade ocorreu um coquetel para os convidados nos salões da Academia.
Godofredo seguiu para o Rio de Janeiro em sua juventude e depois morou um período em Paris, onde cursou Letras e fez seu mestrado. Na UFRJ, onde leciona até hoje, cursou seu doutorado.
Publicou vários romances como O Bruxo do Contestado, Amores Exilados, Marcelino, Cruz e Sousa: o poeta alforriado, Grito, entre outros e alguns foram traduzidos em francês.
Foi uma emoção presenciar este momento único que leva o nome da cidade a esta instituição tão respeitada!!
No sábado, Godofredo recepciona amigos e families para um almoço de comemoração!!!