loader image

Cinema Catarinense em Cannes

A Cia Boanova Filmes, produtora catarinense, tem o imenso prazer de anunciar que ganhou todos os prêmios aos quais estava concorrendo em festival de cinema em Cannes com o filme Albertina. O filme é resultado do Curso de Cinema Popular, com base na Estética da Sopa de Pedra, realizado gratuitamente em Imaruí. O longa se trata sobre a vida da beata Albertina Berkenbrock e participaram do curso crianças e adolescentes no contraturno escolar e adultos no período noturno. 
As filmagens levaram um mês e terminaram antes da pandemia, com montagem produzida na Bolívia. Além do reconhecimento nos festivais, o filme recebeu Moção de Aplauso na Alesc e na Câmara Municipal de Tubarão. O diretor Fernando ganhou uma Moção de Aplauso na Câmara de Vereadores de Urussanga, sua terra natal. Em Cannes, venceu nas categorias: melhor filme biográfico, baseado na obra literária de Albi Israel da Silveira, melhor direção de Luiz Fernando F. Machado, melhor cinematografia com Marx Vamerlatti, melhor atriz estreante com Jhulieny Espíndola e melhor atriz Infantil com Suieny Espíndola. 
“Temos muito a comemorar. Este é um filme feito sem capital, a partir de uma estratégia de colaboração e integração popular e que está concorrendo com filmes comerciais de alto custo e mesmo assim está levando diversos prêmios”, diz o diretor do filme, Luiz Fernando F. Machado. 
Ele lembra que em Cannes o filme concorreu na categoria de melhor cinematografia, ao lado do filme Sarogeto, protagonizado por Eric Roberts, irmão de Júlia Roberts. 
“É um feito enorme, imagina, e tudo sem recursos. Um filme com pessoas que nunca atuaram. Temos as duas meninas que conheciam o cinema só pela tela, levando prêmios de melhores atrizes”, comemora Fernando.

Fernanda Nasser
Fernanda Nasser

Social News | Produtora de Conteúdo | NSC

Parceiros


Note: Carousel will only load on frontend.