Coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel de Blumenau, o médico Pedro Trauczynski, realizou com sua equipe, a primeira cirurgia nesta área em Santa Catarina.
Sócio da clínica de Cirurgia – Cirurgika – Grupo de Inteligência em Cirurgia desde 2017, seu currículo é extenso. Pedro é professor titular e coordenador de estágio da disciplina de Internato em Clínica Cirúrgica da Universidade Regional de Blumenau e Preceptor do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral do Hospital Santa Isabel. Ele também atua realizando a capacitação de Cirurgiões em Cirurgia Robótica no Brasil.
Um jovem case de sucesso, Pedro bateu um papo com a coluna e contou um pouco mais sobre o assunto e sobre sua rotina e aspirações. O IGTV com a entrevistas está no Instagram @fernandanassersocial e por aqui, perguntas exclusivas para vocês!
Porque você escolheu a medicina?
Escolhi porque meu pai é cirurgião em Blumenau, Bruno Trauczynski, assim o como o meu avô, e com a convivência, percebia a gratidão das pessoas para com eles. E também ajudar as pessoas.
Como resolveu seguir no ramo da cirurgia Robótica e como surgiu a oportunidade de trazer essa tecnologia pra SC?
E um projeto de longa data, na minha área de formação. Após uma primeira tentativa que não deu certo, ocorreu uma nova oportunidade e finalmente conseguimos, com sucesso.
Qual a grande vantagem desta tecnologia nos procedimentos cirúrgicos hoje? É poder realizar procedimentos complexos com a precisão da plataforma robótica, com mais facilidade e menores riscos.
Maior desafio na sua profissão?
Levar sempre o melhor ao seu paciente, mas nem sempre é possível pelos custos. Esse é um grande desafio que me gera uma certa angústia.
Seus planos para o futuro!
Cada vez mais disponibilizar a cirurgia robótica para as pessoas e treinar mais médicos para essa capacitação.
Conselho pra quem está iniciando a carreira médica Só comece se tiver paixão pela sua profissão. Também é importante se diferenciar no mercado e trabalhar focado no paciente.
Qual curso mais importante que já participou e qual deseja muito fazer um dia.
Minha especialização em cirurgia minimamente invasiva e meu clinical fellowship em Paris, Hospital Americano, em cirurgia robótica.
Quais os casos mais comuns indicados para o uso da cirurgia robótica?
A principal cirurgia realizada por robótica no mundo é a prostatectomia. Dentro de minha área de atuação as que mais realizamos são cirurgias de endometriose e cirurgias de hérnias de parede abdominal complexas.
Acredita que no futuro serão realizados outros procedimentos robóticos em outras áreas da medicina?
Todas as cirurgias podem ser feitas pela plataforma robótica coordenada por um cirurgião capacitado. As que mais trazem benefício são as cirurgias que são complexas para serem realizadas por outra via minimamente invasiva, por complexidade do procedimento e devido a trabalharmos em espaços anatômicos muito restritos.
Desejo para 2021 Que possamos evoluir individualmente e coletivamente com o que aprendemos em 2020. Certamente todos evoluímos e tivemos a oportunidade de direcionarmos nossa atenção em sermos pessoas melhores, ajudar a próximo, valorizar a família, os amigos nosso maior bem que é nossa saúde. Além disto , o controle da pandemia de COVID, para podermos estar próximos de tantos amigos queridos, viajar e poder a operar nossos pacientes normalmente.
Momento que marcou sua carreira até hoje
Ser o idealizador do projeto pioneiro da cirurgia robótica. Ter a prova que com uma intenção com propósito, resiliência e dedicação o Universo se alinha com nossos objetivos e o torna realidade. “O caminho mais curto para ir de um ponto ao outro não é uma reta e sim um sonho”. Provérbio Mali
Seu grande sonho
Poder levar uma medicina de alta qualidade a um número cada vez maior de pacientes. Que a humanidade volte a ter alicerces mais sólidos em valores reais, tais quais honestidade, solidariedade, paciência e amizade. Ver a real valorização de nossos atos médicos e de toda equipe assistencial, que hoje são balizados com valores muitas vezes indignos.